Os ossos fazem parte da estrutura da mão. Sustentam os músculos que fazem com que os punhos e os dedos se movimentem. Quando há uma fratura em algum osso, pode ocorrer dificuldade em movimentar a mão, além de outros sintomas como dor, inchaço e hematoma.
Há diferentes tipos de fraturas nas mãos e punhos. Por exemplo: fratura do rádio distal, da ulna distal, do escafóide, dos metacarpos, das falanges, etc. Essas fraturas podem ser estáveis, quando os pedaços dos ossos estão alinhados ou até mesmo expostas, quando um há comunicação do meio externo (por meio de lesão de pele) com o osso fraturado.
Sintomas
Os principais sintomas dessas são dor, inchaço, dificuldade para movimentar as mãos, punhos e dedos e deformidades como o dedo torto ou arqueado.
Diagnóstico
Rotineiramente, além do exame físico, solicita-se uma radiografia e após avaliação, define-se qual tratamento será realizado.
Tratamento
Uma tala ou gesso podem ser usados para tratar fraturas estáveis. Já as instáveis, quando os fragmentos dos ossos fraturados estão fora do lugar, podem necessitar da utilização de pinos, placas ou parafusos para serem fixadas no lugar correto.